quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Futuro

O que nos inconforma é o mau uso do gênero categórico "profissional motociclista" por empresas e instituições, que por desconhecerem o conceito que utilizamos não estão atentas as reais necessidades destes profissionais do futuro.

Nossa iniciativa aqui não é ir contra os interesses particulares destas partes, mas sim contrariar o senso comum, que ainda não se percebeu quanto parece inadequada a tentativa de se criar um juízo de valor em relação a esta categoria profissional.

E são juízos de valores que criam uma imagem inadequada destes profissionais motociclistas.

"É preciso conhecer a essência", dizia minha professora, a filósofa Marilena Chauí. Por isto, escrevemos para o profissional do futuro, aquele que compreende a sua própria essência.
Que ao saber operar o seu próprio conceito, verificamos, enfim, sua ética.

Nesse sentido nós profissionais motociclistas somos éticos. Uma simples conversa com um motociclista é suficiente para perceber que ele valoriza a vida, a liberdade e os limites do seu trabalho.

E foi isto que ficou patenteado quando realizamos diversas oficinas de escrita na Ong Ação Educativa, com os motoboys e resultou num dos mais importantes livros lançados no ano que se encerra, 2010, o Coletivo Canal Motoboy "O Nascimento de uma Categoria". O livro, que saiu pela Editora Aeroplano/RJ, com edital da BR Petrobrás e pelo MinC, foi uma parceria e tanto com a Heloisa Buarque de Hollanda, ensaísta e pesquisadora. Esta experiência nos ajudou a ver mais longe, e que nos ofereceu a oportunidade de pensar a categoria por um outro prisma. Compreender suas contradições e refletir sobre o futuro.

Sabemos que até o momento somos os caras que pensam, e como todo pensamento demanda tempo, ainda não pudemos consolidar algo de mais concreto em termos de benefícios para o profissional.
Nossos benefícios nesse sentido são indiretos, temos a certeza que tivemos importantes vitórias e que tudo que fizemos teve muita repercussão. Que hoje o tratamento que a categoria recebe da imprensa é muito diferente da que encontramos, quando no ano de 2007 tivemos a oportunidade de criarmos junto com o artista plástico espanhol, Antoni Abad, uma importante ferramenta de comunicação que é o canal*MOTOBOY.

Não paramos por ai. Com nossos celulares vimos transmitindo imagens, textos e videos desde que o projeto inaugurou. Temos mais de 13 mil envios de flashs do cotidiano da cidade e do dia a dia dos emissores motoboys. Participando de diversas conferências em alguns Estados brasileiros e criando nosso próprio evento, a Semana de Cultura Motoboy.

Nos três anos tivemos muito trabalho. E enfrentamos muitas dificuldades. Mas nunca desistimos de acreditar. Desconhecemos outro modo de ser. Em 2011, teremos maiores horizontes a desbravar, outras fontes a descobrir e uma vontade invencível pela inovação de tudo que está ai. O profissional do futuro nos espera!


Abraço a todos, desejamos um ótimo Ano Novo!

ps: Ronaldo acabou de me ligar, disse que passou "12 Trabalhos", de Ricardo Elias, esta semana na Globo.

Nenhum comentário:

canal*MOTOBOY

canal*MOTOBOY
Coletivo Canal Motoboy